No momento, você está visualizando AS 7 CAMADAS QUE TE APRISIONAM

AS 7 CAMADAS QUE TE APRISIONAM

  1. Crenças

As crenças negativas que te colocam num nível de limitação, são que te impedem de seguir em frente. Somos 30% de genética, 20% de ambiência e 50% do que decidimos fazer da vida, nosso Lifestylle. Portanto, nossas crenças serão a soma dos 20% da ambiência mais os 50% do que decidimos ser, por isso, crenças são nossas verdades sinceras, a forma pela qual vemos o mundo, nossa lente da nossa verdade.

A famosa frase: O Mapa não é o território, de Alfred Korzybski, elucida bem que as crenças são nosso mapa de mundo e, portanto, o território pode ser diverso, mas a forma que eu vejo é a correta para mim.

2. Hábitos

Os hábitos tende a te colocar numa rotina constante, que por muitas vezes te impede sair do lugar. Conforme, estudo feito pela Universidade de DUKE (EUA), 43% do que fazemos no nosso dia dia são hábitos. Contudo, os hábitos podem ser positivos e negativos. Todavia, os hábitos produtivos podem ser divididos também em:

a) Hábitos Produtivos Negativos > São aqueles hábitos que dão a falsa impressão que a pessoa está fazendo o melhor por ela, contudo, já não produz resultados exponenciais. Seria como famoso conto da vaquinha jogada do penhasco.

b) Hábitos Produtivos Positivos > São aqueles hábitos que a pessoa pratica no seu dia a dia e geram resultados a cada etapa da sua vida, seja para os negócios, seja para vida pessoal, como por exemplo a prática de atividades físicas.

3. Pessoas

A ambiência que molda a pessoas em cada um dos ciclos da vida (infância, adolescência, juventude e fase adulta), por isso, a importância de se conectar com novas pessoas. Como dito anteriormente, 20% do que somos são formados pelas ambiências que vivemos ou passamos. Portanto, nossa vida estará atrelada as pessoas que mais convivemos, por isso, aquele conceito de somos a media das 5 pessoas que mais convivemos faz o maior sentido, segundo a teoria do escritor americano Jim Rohn.

4. Religião

A doutrinação religiosa, por vezes, acaba interferindo na vida de uma pessoa, às vezes para o lado bom, mas muitas vezes para o lado ruim. Uma coisa que aprendi ao longo desses meus 48 anos de vida é que: A igreja sou eu, meu templo é o meu corpo, conforme está descrito 1 Coríntios 6:19.

Não espere que as pessoas façam por você aquilo que você deveria estar fazendo. Deus já deixou tudo pronto para o nosso desfrute. Contudo, temos que ter atitude de produzir o melhor para nossa vida, pois só assim colheremos um bom fruto.

5. Politica

A política tende a dividir a nação e blocos, sendo um criador de crenças e hábitos para tornar a população inimigos uns dos outros. Enquanto se discute o que é bom ou ruim para cada lado, as coisas vão acontecendo ao bel prazer daqueles que assumem o comando.

E a famosa metáfora do pote de formigas vermelhas e pretas. Encha a metade de um pote primeiro com formigas vermelhas e depois complete com formiga pretas. Deixe o pote parado e nada acontece. Contudo, se você chacoalhar o pote as formigas passarão a comer umas as outras.

Assim é com a humanidade, enquanto não houver o senso de uma sociedade em unidade, as coisas continuaram como estão. E quando falo em unidade trago trechos livro do escritor Stephen R. Couey – Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes:

“as pessoas veem o mundo não como ele é, mas como elas são.”

“O todo é maior do que a soma das partes.”

“A proximidade, ou unidade, é a capacidade de complementar não de tornar o outro igual.”

6. Ambiência

Os ambientes têm um poder significativo na vida de uma pessoa, tanto para seu desenvolvimento mental, emocional, como espiritual. Portanto, é muito importante se preocupar com os ambientes que frequenta, pois eles podem acabar te levando para lugar nenhum.

Assim como mencionado no item das crenças, a ambiência é quem forma, molda a pessoa no estereótipo que se encontra. Ninguém é imutável, contudo, a maioria das pessoas são céticas ao imaginar que é uma coisa, sem permitir entender que somente está uma coisa.

Veja que a maioria das pessoas se intitulam ser suas profissões ou atividades que fazem. Sempre que você faz a celebre pergunta: Quem é você? As respostas são as mesmas: Sou advogado! Sou médico! Sou bancário!

Enfim, você não é nada, você apenas está nessas posições, pois se acaso você deixar de ser um médico, você continuará sendo uma pessoa, portanto, você é um alguém, agora é saber quem é esse alguém.

7. Condição

O estado de viver sobre condições que o meio impõe a uma pessoa, a faz se transformar numa pessoa dependente e sem condição de governar sobre a própria vida, pois devido ter sido, desde a infância, dependente de alguém, acredita por vez que deve continuar assim.

Todavia, sair dessa prisão não é fácil, porém é possível. Daí a necessidade da aplicabilidade do autoconhecimento nas escolas, pois a coisa mais importante que uma pessoa pode ter instalado em sua vida, na sua mente é que ela pode tudo que desejar, porém, deve ter a autoconsciência de que deverá enfrentar um campo de batalha (o processo) para adquirir tudo que mensura ser importante para sua vida.

Viver de condição te leva ao estado de aceitação e a pessoa tende a acreditar que não pode decidir por nada em sua vida. Com isso, passa uma vida de pedinte por não acreditar que seria capaz de construir suas próprias riquezas (mental, emocional, espiritual, material, relacionamentos, qualidade de tempo, saúde e intelectualidade).