Tudo é venda, não existe algo que não tem por traz uma conotação de vendas. Por exemplo, quando uma pessoa decide paquerar alguém está se vendendo e dá melhor forma possível.
No lugar em que você não paga para estar o produto acaba sendo você. Isso é nítido nas redes sociais, pois não existem taxa de inscrição ou fidelidade para você ter acesso as redes sociais. Todavia, elas se monetizam porquê você está lá. Outro exemplo clássico é o canal de televisão aberto, aparentemente é gratuito, contudo, você é o produto que as grandes empresas e marcas querem atingir. Por isso, tudo na televisão é merchan, desde o cenário, a figurinos e etc.
Na contramão disso tudo, estão as pessoas que acreditam que ser vendedor é um dom, o que já é provado que não é verdade, pois todo ser humano é munido de um elemento comum, seu cérebro, por isso, todo ser humano é treinável. Não existe, na regra, nada que uma pessoa treinada não execute. O problema é que muitas pessoas decidem por não passarem pelos processos necessários de aprendizado. Prova disso, está no número ínfimo de pessoas que buscam por se profissionalizar.
Assim sendo, todos ser humano, tem a capacidade de ser um exímio vendedor. Para tanto, você precise aprender que em qualquer negócio você terá que conhecer alguns pilares, tais como:
- Por que fazer?
Existe uma forma natural das coisas acontecerem na vida de uma pessoa. Todavia, devido as ambiências e contaminações que sofrem no decorrer dos ciclos da vida a pessoa acaba por criar incongruências do que deve fazer ou não fazer. Criando assim a insegurança no percurso da sua jornada.
Para tirar essa sensação de insegurança, de duvida do que fazer, faça as seguintes perguntas:
- Qual sua maior aptidão, seus maiores e melhores talentos?
- O que você tem para entregar que ninguém mais tem?
- Qual impacto isso pode causar nas pessoas?
Perceba que essas perguntas não são taxativas, mas direcionadoras do que você pode se questionar antes de iniciar quaisquer projetos, tanto da sua vida pessoa como profissional, pois somente através de questionamentos é que você encontrará a reposta do que precisa fazer.
- O que fazer?
O ato de se sentir inseguro abre infinitas possibilidades do porque não fazer, pois quanto mais negativo for os pensamentos, mas estará potencializado sua insegurança.
Dica para que deixar de ser uma pessoa insegura:
- Escolha aquilo que mesmo se você não ganhasse 1 real, faria do mesmo jeito.
- Pergunte para você mesmo, o que você gostaria que existisse que você desejaria ter?
- Qual o melhor cenário para você atuar, no on-line ou no presencial?
- Como fazer?
Existem diversas formas de se fazer negócios, contudo, o negócio mais lucrativo é o que gera escala e é exponencial. Um dos negócios mais lucrativos, sem sombra de dúvidas, são aqueles gerados pelo meio digital. Diz-se que conhecimento se tornou commodities, ou seja, se você possui algum conhecimento que gere resultado na vida de milhares de pessoas, isso pode valer milhares e milhares de reais. O problema é que, às vezes, nem você tem ideia do seu potencial. Na pandemia (2020) houveram pessoas que faturaram múltiplos milhões ensinando pessoas a trabalharem com o digital.
Para quem tem interesse de expor seus conhecimentos, seja lá em qual área for, existe uma forma de ir escalando até atingir um número de seguidores, pessoas que passarão a te acompanhar no seu dia a dia.
O roteiro é bem simples:
- Workshop (Bate papo com amigos)
Workshop é um treinamento rápido de no máximo 1hora aonde se expõe um tema a um grupo de pessoas convidas e passa-se a debater sobre o assunto.
É como estar na roda com amigos, pois você expõe um tema e depois abre para perguntas.
- MasterClass (Ensinando os amigos)
A Masterclass funciona como um tema abordado com mais profundidade, podendo ser em um único evento ou alguns dias de evento. Normalmente, usa-se a Masterclass para difundir um conhecimento de forma objetiva. Dando a possibilidade dos participantes criar interesse em saber mais sobre o assunto.
- Mastermind (Direcionando ou coordenando os amigos)
A Mastermind, por sua vez, tem o condão de ter em média 30 pessoas, com mesmos ideais na direção de um propósito, sendo liderada por uma pessoa, mentor, que possui conhecimento suficiente para esclarecer pontos divergentes entre a turma.
Na Mastermind, por costume, se aplica a dinâmica do hotseat, ou seja, se escolhe um participante para sentar na cadeira e comentar qual sua maior dor, após, os demais integrantes começam a opinar de como resolver a dor. Muitas pessoas sofrem tanta pressão que chegam a desistir do hotseat.
- Mentoria (Fazendo os ajustes necessários dos amigos)
A mentoria é muito similar com a Mastermind, com a diferença, que na mentoria não há interferência do grupo, bem como, podem ser pessoas diversas. Também, como um público médio de até 30 pessoas. A mentoria pode ser tanto em grupo ou individual, dependendo da área de atuação da pessoa que mentora. Por exemplo, no processo de Coaching a mentoria pode ser em grupo ou individual.
- Curso (Lembrando os amigos que devem continuar aprendendo)
O curso já tem o fim de ensinar sobre um determinado assunto, em que a pessoa que ministra o curso tem. Normalmente, são curso gravados ou presenciais. Contudo, o curso de um condão de atuar de forma genérica, não tem um público especifico. São diversas pessoas com interesse comum.
Se você ainda, tiver dúvida sobre o que fazer, veja no que você se sairia melhor fazendo que passaria autoridade para as pessoas. Preste atenção, você não precisa ter Phd, muito pelo contrário, precisa ter domínio e chamar a atenção da sua audiência.
Como fazer o dinheiro
Fazer dinheiro, já ouvi certa vez, que é um dom. Na verdade não é dom, apenas determinação, ter clareza no que busca realizar.
Para mim a fórmula de fazer dinheiro, depois de tanto buscar e finalmente alcançar é: tempo+boa ideia+investimento+constância+determinação.
Perceba, quando você entende que entre a primeira respiração e o último suspiro o tempo é escasso, você começa a valorizar a vida, pois cada segundo que passa está tirando um pouco do tempo que lhe resta.
Ter uma boa ideia, não é tão difícil assim, o problema é tirar as ideias da cabeça, colocar no papel e começar a fazer. A maior dificuldade de uma pessoa é acreditar que seu sonho pode se tornar realidade. Veja o caso do Walter Elias Disney, que sonhou com o parque da Disney quando sobrevoou o terreno onde se encontra o parque hoje (Orlando). Walt Disney de dentro da aeronave projetou todo o parque, colocou no papel e foi o primeiro a ver em sua mente aquilo que veríamos anos após a sua morte. No dia da inauguração do Parque da Disney um repórter disse ao irmão do Walt Disney: – Que pena que seu irmão não viu o parque. Eis que seu irmão responde: -Na verdade ele viu antes de todos nós.
Por isso, acredite em seus sonhos, pois materializá-los é mais que possível.