Durante muito tempo eu vive construindo o que me faltava e a cada conquista preservando ao que eu tinha. Como se isso fosse a solução dos meus problemas. O que eu não sabia era que estava alimentando a não possibilidade de crescimento, pois o estado de segurança, causa uma paralisia mental em não querer enfrentar novos desafios.
Sabendo agora sobre os estados internos da mente, percebi que outras pessoas passam pelo mesmo problema. Afinal, o sistema cerebral, em regra, é similar em todos os seres humanos, possuindo as 3 mentes responsáveis pela evolução ou involução do ser.
Mente Racional (Neocórtex)
Mente Emocional (Sistema Límbico)
Mente Instintiva (Sistema dos instintos, expressões e movimentos)
Plasticidade Competividade
Veja que coisa incrível, o neurocientista Michael Matthias Merzenich, professor emérito da Universidade da Califórnia, em São Francisco, USA, menciona que existe uma plasticidade competitividade em nosso cérebro. Ou seja, quanto mais tempo fazemos uma coisa, cada vez mais se torna mais difícil para desaprender.
Por exemplo, falar outro idioma. Como acostumamos durante muito tempo com um único idioma, criamos uma dificuldade, plasticidade competitividade, para inserir um novo idioma em detrimento do que já existe.
Assim são com os maus hábitos, quanto mais tempo permanecemos neles, mas difícil fica para substituí-los, daí a necessidade de a pessoa ter constância no novo hábito, pois haverá uma competitividade entre o velho e o novo.
Metáfora do Guarda-roupas
Se você ficar olhando para as roupas que já tem, você, dificilmente, verá a necessidade de ter outras roupas.
Se você anda em ambientes com pessoas relaxas, normalmente, você não sentirá a sensação de ser diferente delas, pois se sentirá pertencido a tribo.
Se você não iniciar uma limpeza na sua mente, seu guarda-roupas, metaforicamente falando, jamais verá a necessidade de mudanças, mesmo sabendo que precisa.
Temos um estado interno competitivo entre o que já existe e o que se quer renovar. O maior problema é essa competitividade que chega a ser injusta, pois, lutar com o que não se vê é muito complicado. Por isso, a necessidade de viver a vida com atenção focada em nossas ações, pois inserir uma informação, seja útil ou imprestável, na mente, irá gerar um esforço para descontruir e construir novamente.